www.papodegaia.com.br

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Vamos falar sobre Medo na Gravidez?

Achei interessante, certa vez quando fui indagada sobre o MEDO na Gravidez....
E pensando nisso, hoje gostaria de levar um papo legal com você....então vamos entender:
O medo de engravidar para muitas mulheres é muito comum, pois nessa fase da gestação a mulher está exposta a múltiplas exigências e vivência um período de reorganização corporal, bioquímicas, familiar e social que a faz ficar propensa a vários tipos de sentimentos (Falcone, Mader, Nascimento, Santos,&Nóbrega,2005).
O Medo é um dos sentimentos que podem causar ansiedade, angustia do inicio ao fim da gestação e pode aumentar até a hora do parto. Para podemos compreender melhor os aspectos psicológicos que uma grávida sofre quando descobre que está grávida, precisamos compreender o conceito do Medo, o que significa:
O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente.   Pavor é a ênfase do medo.
O medo é provocado pelas reações químicas do corpo sendo iniciado com a descarga de adrenalina no nosso organismo causando aceleração cardíaca e tremores. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão,pânico, etc. Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir. O medo pode desencadear alto nível de ansiedade, em alguns casos pode tornar-se fobia. O que nesses casos a gestante deve procurar ajuda médica e psicológica.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Medo
fonte: http://papodegaia.blogspot.com.br
Psic. Mariksa Mariksa Nunes Sanches Ungerer

Nenhum comentário:

Postar um comentário