www.papodegaia.com.br

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Teste de Farmácia para gravidez, será que eu confio?


Medo, angústia,frio na barriga. É o mínimo que uma mulher sente na hora de confiar uma gravidez. E antes de procurar um médico para realizar o exame laboratorial, quase toda mulher realiza o teste em casa através da urina. E muitas vezes repetem o exame, 2,3,4 vezes até certeza que o resultado está certo, foi assim comigo.... e tenho certeza que muitas mulheres passaram e ainda passam por essa situação.  Mas afinal de contas, dá para confiar nos testes feitos em casa? ou para termos certo o resultado devemos realizar o exame de sangue?
É verdade que hoje são inúmeros os testes de gravidez nas farmácias bem pertinho da gente, são tantas marcas, elas se diferenciam pelo valor, pela cor, pela forma... da para agradar a todos os bolsos e tipos de pessoas.  Segundo a reportagem que se encontra no site:  

Dabus, R.F. Paula, diz que,

" A grande vantagem dos exames feitos em casa é o baixo custo, é fácil de realizar e o resultado é confiável. Basicamente, todos funcionam da mesma forma, medindo a quantidade de HCG, o hormônio gonadotropina coriônica, produzido durante a gravidez e presente na urina da gestante.  A grande diferença entre os produtos, que pode ter uma variação significativa de preços, é a sensibilidade do teste, (nem sempre os mais caros são os mais sensíveis). Algumas marcas conseguem detectar níveis bem baixos de hormônio, até 12 dias após a ovulação. Nesses casos, a confirmação da gravidez pode acontecer antes mesmo do atraso da menstruação.
Outros testes, não tão sensíveis, só de devem ser realizados a partir do primeiro dia de atraso menstrual, ou seja cerca de 14 dias após a ovulação. Se o resultado do teste de farmácia der positivo é praticamente certeza que a mulher está grávida (em alguns casos pode ter ocorrido a fecundação, mas a gravidez pode não ter evoluído). E em caso de resultados negativos, como indicam as instruções nas embalagens, o teste deve ser repetido dentro de alguns dias, especialmente se tiver disso realizado logo nos primeiros dias apos o atraso da menstruação. A necessidade de repetir o exame não significa que o primeiro teste deu errado. O que ocorre é que o nível de HCG vai subindo durante a gestação (ele dobra a cada dois dias). Dessa forma, o hormônio pode não ter sido detectado na primeira analise da urina, mas em um ou 2 dias já pode ter aumentado a ponto de ser detectado no teste. (...)"

Ou seja meninas, caso você tenha que utilizar um exame de farmácia para constatar sua gravidez, não tenha medo e nem fique insegura. Pois eles são confiáveis e seguros. A chance de dar erro é de 98%. E embora o resultado seja positivo (parabéns) ou negativo (parabéns para umas e continue tentando para outras, não desista dos seus sonhos) procure sua ginecologista, ela é a pessoa ideal para te examinar, encaminhar e orientar. E não se esqueça, o pré natal e o planejamento familiar são duas coisas importantíssimas para garantir a qualidade e o bem estar de toda família.

Abraços, 
Psicóloga Mariksa Ungerer (Papo de Gaia) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário